segunda-feira, 22 de julho de 2013

Tutorial 3 - Detector e Medidor de RF

Tutorial 3
Detector e Medidor de RF, utilizado para medição de potencias de Radios RC. Pode ser também utilizado para a detecção de qualquer tipo de equipamento que emita RF, tal como Telefones Celulares, Redes Wi-Fi, IP cam, Rede Eletrica, vazamentos em Forno Micro-ondas e outros equipamentos. Tem uma vasta aplicação, mas a especifica deste vídeo é verificar e mensurar a potência de um rádio transmissor RC de 2.4GHz. Os rádios Turnigy antigos tem uma potência maior que os rádios atuais. Os  novos módulos de saída tiveram a potência reduzida se comparados com os antigos, é bom verificar pra ter certeza do alcance e evitar surpresas.


sábado, 20 de julho de 2013

Teste de vôo da Kuaruagi

Teste de vôo da Kuaruagi (Asa Zagi Kuarup). Pista do Califórnia em Belo Horizonte. Asa Zagi modificada com trem de pouso e fuselagem. Voa muito bem e a vantagem que decola do chão, sem a necessidade de ser arremessada. Em breve mais vídeos da Kuaruagi



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Acidente Fatal com Helicoptero RC no Japão

A polícia japonesa está investigando a morte de um homem morto por um helicóptero que ele controlava por rádio. As autoridades encontraram na quinta-feira o homem com ferimentos na cabeça e nas proximidades a aeronave de cerca de 3 m de comprimento, informa a agência de notícias japonesa NHK. Segunda a polícia, ele estaria usando o helicóptero para dispersar pesticida sobre uma plantação de arroz quando a aeronave colidiu com ele. O incidente aconteceu em Kimitsu, na prefeitura de Chiba.




terça-feira, 16 de julho de 2013

KUARUAGI

Transformação de uma Asa Zagi em Kuaruagi. Com instalação de fuselagem e trem de pouso fixo. A Kuaruagi decola e pousa no solo, sem a necessidade de ser jogada. Vôo estável, perfeito, e a diferença maior é a beleza em vôo. Em Breves vídeos da Kuaruagi em ação...

domingo, 7 de julho de 2013

DC3 e DHC-5 BUFFALLO

Mais um sábado movimentado na Pista do California - Belo Horizonte. Estreias do DC3 e DHC-5 BUFFALO , e outras máquinas voadoras



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tutorial 2 - Problemas no Receptor Turnigy 9X8C

Quem está tendo problemas para conseguir o reconhecimento do Radio TX pelo Receptor Turnigy , é bom dar uma checada geral nas soldas . Coisa fácil de resolver. E fim do problema. Isso já aconteceu com 2 receptores Turnigy recentemente . E outra é que o receptor tem cristal, portanto cuidado após as quedas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Baterias de Li-Po - Cuidados

Cuidados com as Baterias de Li-Po




  1. Sempre utilizar os carregadores próprios para a bateria de Li-Po, ou caso use inteligentes , deverá ter o cuidado de configurar o carregar para a bateria desejada.
    1. Tipo de bateria
    2. Capacidade da Bateria mA
  2. No processo de carga das bateria
  3. s Li-Po, elas podem inchar. Caso isso ocorra desligue rapidamente e leve a bateria para um lugar seguro e depois a descarte.
  4. Verificar se a tensão de uma célula Li-Po chegou abaixo de 3,7 Volts. Caso isso aconteça, dificilmente a bateria será a mesma. 
  5. Verificar sempre o estado de isolamento dos cabos da Bateria. Verificar o estado geral da sua embalagem. Caso haja vazamento a bateria Li-po deverá ser descartada.
  6. Se a Bateria Li-Po sofre um choque numa queda do aermodelo, cair, inchar ou entrar em um curto circuito. Espere pelo menos 15 minutos após para verificar se a mesma. Uma Bateria inchada é sinal de que ela sofreu sobrecarga, e com isso a sua vida útil está comprometida
  7. Verificar sempre a temperatura da bateria Li-Po e o seu estado depois de um vôo, se estiver aquecendo, isso quer dizer que está sofrendo sobrecargas no vôo, portanto veja a capacidade da Bateria Li-Po e o que motor está consumindo. Geralmente isso pede uma diminuição da Hélice ou do passo dela.
  8. Quando for colocar, ou tirar o conector corte um fio de cada vez, para não provocar um curto circuito.
  9. Não deixe as baterias Li-Po armazenadas em lugares expostos ao calor ou ao sol.
  10. Quando não for usar a bateria Li-Po , descarregue-a. Existem carregadores que inclusive tem a opção de armazenamento que é ainda melhor.
  11. Utilize de preferencia uma sacola especifica para carrega-las, existem algumas chamadas de Lipo Bags que são mais resistentes a fogo e outras situações que reduzem qualquer perigo ou dano.
  12. Sempre guardar as Baterias Li-Po em um local que não haja material orgânico ou inflamáveis por perto.
  13. Observe sempre a capacidade de bateria Li-Po, ou seja qual o valor máximo que ela suporta em A. Basta multiplicar a capacidade da bateria pelo valor de C que determina o maximo de uma bateria. Exemplo: Bateria Li-Po 3S 20 C @.2200 mA . Corrente máxima = 2.200 mA x 20 = 44 A

Transformando Asa Zagi em Jato

Meu projeto é o de aproveitar uma Asa Zagi e transformar num jato motorizado . Já esta quase pronto , aproveitanto a A Asa Zagi EDA , e colocando Depron , Isopor , servos , , e fazendo algumas alterações. O teste vai ser final de semana na Pista do Califórnia.

Asa Zagi EDA


Jato