Editorial

By Cmte Kuarup - Editorial


O sonho de voar, vem de milênios atrás. E o sonho de pilotar surgiu depois da invenção das Máquinas Voadoras. Mas se não pode estar dentro delas para pilotar e quer ter um pouco da sensação de um verdadeiro piloto e o prazer de ter uma Máquina Voadora sob seu comando, mesmo que seja controlando uma pequena aeronave, então seja bem vindo ao mundo do Aeromodelismo.

O Aeromodelismo, para quem gosta e pratica de verdade, chega a ser a certo ponto um vício no bom sentido. Ter nas mãos os comandos de um aermodelo é uma sensação que da primeira vez e outras tantas, fazem os dedos tremerem, ficarem até travados.

Não existe um piloto que se preze que ainda não teve um modelo destruído. A aprendizagem é lenta e progressiva. Não adianta entrar numa loja, comprar um aeromodelo e já se sentir um piloto. É preciso muito treino e dedicação para que realmente domine a Máquina Voadora. Um bom começo sempre é o simulador de Aeromodelismo, existem vários no mercado e na Internet. Depois aulas de instrução com um instrutor confiável que siga principalmente as regras de segurança e bom senso. Hoje o aeromodelismo está mais acessível a todo mundo.

Aeromodelos Glow

Os Aeromodelos Glow sem mantém até hoje com equipamentos relativamente caros e só se voa com Glows em locais com estrutura de segurança adequada, de uma pista asfaltada e geralmente em um Clube de Aeromodelismo. Glow é o nome de uma nistura de Metanol , Óleo de Rícino e Nitro Metano. O Vôo do Glow é mais técnico, principalmente pelo pêso do equipamento que varia no ínicio entre 3,5 kgs e 4,5 kgs para motores .46 que é o básico . Os Aeromodelos Glow podem chegar a ter mais de 15 kgs, isso os grande escala. O Vôo é mais Clássico e manobras mais reais. A decolagem sempre é um grande problema. A Aterrisagem ter que ser sempre precisa. Um simples toque de asa na pista , ou um pouso mais socado vai danifiar e muito o equipamento.

Extra Somethin (Colberg) - Asa Intermediária - Avançado - Motor .46 2 - Asa 1600mm - Fuselagem 1400mm - Pêso 4,0 kgs - Combustível Glow (Metanol , Óleo de Rícino e Nitro Metano)

Aermodelos Elétricos EP

Os Aeromodelos Elétricos (EP) sãos equipamentos relativamente baratos e se voa com EP em locais pequenos, como campos de futebol, áreas livres pequenas, geralmente em um local distante de casas e muita gente. O Vôo do Elétrico é mais fácil, principalmente pelo pêso do equipamento que varia no ínicio entre 0,8 kgs e 1,2 kgs  que é o básico . Os Aeromodelos Elétricos podem chegar a ter mais de 6 kgs, isso os grande escala. O Vôo é menos Clássico e manobras mais radicais e menos reais. A decolagem sempre é simples, sobra motor em relação ao pêso. A Aterrisagem não tem que ser tão precisa. Um simples toque de asa na pista , ou um pouso mais socado não vai danificar em quase nada o equipamento.

Com o avanço da motorização elétrica e das baterias de alta capacidade (EP-Eletric Power), hoje é possível a baixo preço ter um equipamento completo, e bem mais barato que os equipamentos Glow. Estou dizendo de aeromodelos elétricos de verdade, não dos que parecem com um aeromodelo e não são. Claro que existem algumas diferenças de vôo em relação ao Glow, mas que aos poucos estão se reduzindo.

Extra 300 (SAP Brinquedos) - Asa Intermediária - Avançado - Motor 3530 - Asa 1600mm - Fuselagem 1400mm - Pêso 1,4 kgs - Bateria Lipo 2200mAH - Esc 50A

Glow x Elétricos

Voar Glow é uma coisa, voar Elétrico é outra totalmente diferente.

Voar Glow dá um trabalho danado com combustíveis, equipamentos, manutenções, ajustes, acessórios, espaço muito grande para guadar os equipamentos, longos deslocamentos para pistas e depois a limpeza do equipamento. A queda de um Aeromodelo Glow é acidente mesmo. Mas prazer de pilotar um Glow é muito grande por ser mais próximo da realidade. Os pousos e decolagens tem que ser quase perfeitos, o motor não pode falhar, se falhar ou acabar o combustível, você tem que trazer de volta pro pouso de emeregência e de preferência que o Aeromodelo saia inteiro e sem danos. E principalmente a questão da segurança de vôo que sempre deve vir em primeiro lugar.

Voar Elétrico dá um trabalho menor com equipamentos, são bem mais simples os ajustes, a pista pode ser qualquer local,  em que dê segurança ao vôo e principalmente as pessôas por perto. Não se voa elétrico com ventos fortes, e nem em praças ou locais de grande movimento, os rádios geralmente tem alcance menor, os modelos são um pouco menores ainda, decolagens fáceis e pousos também. o Grande problema ainda são as baterias de LI-PO que podem explodir após a queda ou no carregamento, e há casos que explodiram do nada. Devem ser guardadas longe de tudo, e ainda é um agrande risco

Segurança

Uma coisa que deve-se sempre ter em mente: Segurança em vôo e em terra, coisas que vejo sempre sendo desrespeitada. Tem gente indo para  praças cheia de crianças, com trânsito de veículos muito próximo, aproximando aeromodelos perto de aeronaves e aeroportos, e portanto fazendo seus vôos inconsequentes. Sei de vários acidentes que aconteceram nessas circunstâncias, E uma coisa que afirmo, tanto faz ser Glow ou Elétrico, sempre a Segurança deverá ser a maior, se não houver condições não deve levantar vôo e ir pra casa ou escolher outro local apropriado, já fiz isso várias e várias vezes.  Estou bem certo que daqui a pouco tempo uma legislação mais rígida venha tratar deste assunto.

Aeroplace - Pista do Anderson - BR-040 - Apos Agua Limpa

Devemos sempre seguir as regras básicas de segurança e de vôo. Cuidado com as Hélices. Elas cortam e mutilam, até mesmo mesmo no elétrico. E isso é sempre esquecido. Cuidado com as pessoas por perto o impacto de um aeromodelo contra uma pessoa pode causar a morte e isso já aconteceu algumas vezes. Manobra longe das pessoas e só quando tiver experiencia e técnica pra isso. Decolar o aeromodelo por trás dele é coisa de principiante que não teve instrutor, e vai ficar a vida toda assim, pior é descer o Aeromodelo de frente na direção do piloto (MALUCO)  , loucura ... Tem muita coisa errada ... Tenho presenciado muitos acidentes assim.

Rádio Contrôle e Receptor Glow é pra Glow, mas pode ser utilizado em Elétrico; mas o Rádio Contrôle e Receptor de Elétrico (especificamente) só deverá ser ulitilzado em Elétrico mesmo. Sempre vejo alguém tentando utilizar os equipamentos de Rádio Contrôle e Receptor para Aeromodelos Elétricos em Glow, acho uma loucura, principamente pelo alcance dos RC elétrico e sua confiabilidade.
Alcance:
Rádio Contrôle e Receptor para Glow - de 3 a 4 Km, ou mais, dependendo de antenas direcionais que podem chegar a mais de 15 kms
Rádio Contrôle e Receptor para Elétricos -  de 0,5 a 1,5 Km, depende muito do modelo

Começar Glow ou Elétrico pelo simulador é muito bom, pois dá uma noção do que é o comando de terra, mas depois ficar decolando por trás do aeromodelo e aterrizando de frente pra ele, demonstra uma total falta de capacidade no ato de pilotar, .um puro ato inseguro. Ví muitos acidentes acontecerem assim com resultados lamentosos.

Começar sem um instrutor, é algo complicado e irresponsável, sempre deve-se ter alguém com muita experiência ao lado para os primeiros vôos, pousos e decolagens. A aprendizagem é progressiva, lembre-se sempre disso. Nada de culpar o equipamento quando algo de errado acontece. Quando se pensa que se sabe tudo, é porque está tudo errado. Isso é uma questão de falta de responsabilidade, falta de segurança, falta de cultura e falta de bom senso.

Cmte Kuarup

Primeiro Aeromodelo Glow VCC - 1981
Vôo VCC Glow - 1982
Curso de Vôo - Ultraleves -1986
Primeiro Aeromodelo Glow RC - 2002
Vôo Glow RC - 2003
Primeiro Elétrico EP - 2009
Vôo RC Elétrico EP - 2009
Vídeos Aéreos - 2009
Construção de Aeromodelos - 1981
Instrução de Vôos de Aeromodelos - 2003


Bons vôos

Existem apenas dois tipos de aeromodelos:
1 - Os que cairam
2 - Os que vão cair

Cmte Kuarup







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