quarta-feira, 3 de julho de 2013

Baterias de Li-Po - Cuidados

Cuidados com as Baterias de Li-Po




  1. Sempre utilizar os carregadores próprios para a bateria de Li-Po, ou caso use inteligentes , deverá ter o cuidado de configurar o carregar para a bateria desejada.
    1. Tipo de bateria
    2. Capacidade da Bateria mA
  2. No processo de carga das bateria
  3. s Li-Po, elas podem inchar. Caso isso ocorra desligue rapidamente e leve a bateria para um lugar seguro e depois a descarte.
  4. Verificar se a tensão de uma célula Li-Po chegou abaixo de 3,7 Volts. Caso isso aconteça, dificilmente a bateria será a mesma. 
  5. Verificar sempre o estado de isolamento dos cabos da Bateria. Verificar o estado geral da sua embalagem. Caso haja vazamento a bateria Li-po deverá ser descartada.
  6. Se a Bateria Li-Po sofre um choque numa queda do aermodelo, cair, inchar ou entrar em um curto circuito. Espere pelo menos 15 minutos após para verificar se a mesma. Uma Bateria inchada é sinal de que ela sofreu sobrecarga, e com isso a sua vida útil está comprometida
  7. Verificar sempre a temperatura da bateria Li-Po e o seu estado depois de um vôo, se estiver aquecendo, isso quer dizer que está sofrendo sobrecargas no vôo, portanto veja a capacidade da Bateria Li-Po e o que motor está consumindo. Geralmente isso pede uma diminuição da Hélice ou do passo dela.
  8. Quando for colocar, ou tirar o conector corte um fio de cada vez, para não provocar um curto circuito.
  9. Não deixe as baterias Li-Po armazenadas em lugares expostos ao calor ou ao sol.
  10. Quando não for usar a bateria Li-Po , descarregue-a. Existem carregadores que inclusive tem a opção de armazenamento que é ainda melhor.
  11. Utilize de preferencia uma sacola especifica para carrega-las, existem algumas chamadas de Lipo Bags que são mais resistentes a fogo e outras situações que reduzem qualquer perigo ou dano.
  12. Sempre guardar as Baterias Li-Po em um local que não haja material orgânico ou inflamáveis por perto.
  13. Observe sempre a capacidade de bateria Li-Po, ou seja qual o valor máximo que ela suporta em A. Basta multiplicar a capacidade da bateria pelo valor de C que determina o maximo de uma bateria. Exemplo: Bateria Li-Po 3S 20 C @.2200 mA . Corrente máxima = 2.200 mA x 20 = 44 A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário estará sujeito a aprovação da moderação e depois de aprovado será publicado. Grato. Cmte Kuarup . Abs