quinta-feira, 6 de março de 2014

Glow x Gasolina X Elétrico

O que tenho observado recentemente nas pistas é que uma grande parte dos Aeromodelista que começaram no Elétrico estão indo para o Glow ou Gasolina e isso pode ser devido a vários fatores. 
Podemos fazer aqui até alguma análise.

Para a comparação iremos considerar :
Motor Glow O.S. 61FX com mufla e tanque cheio,
Motor a Gasolina RCGF 15CC com mufla e ignição e tanque cheio ,
Motor Elétrico SK-5055-750KV com ESC e BATERIA 5S-5000

Fator 1: Peso de Motorização
Glow - 769 Gramas (1 ponto)
Gasolina - 925 Gramas - (0 ponto)
Elétrico - 420(motor)+80(esc)+650(bateria) = 1150 Gramas (-1 ponto)
NOTA: Pesos dos motores à combustão já incluem o peso do tanque cheio.

Fator 2: Potência (em HP)
Glow - 1.90HP@16000RPM-1300W (0 ponto)
Gasolina - 2.1HP@9000RPM-1540W (1 ponto)
Elétrico - 1.7HP@12000RPM-1000W (-1 ponto)
NOTA: Estes valores são obtidos com a hélice 12x6 APC

Fator 3: Tempo de vôo em potência máxima com carga máxima
Glow - Em torno de 15 minutos para o tanque de 12 OZ (1 ponto)
Gasolina - Em torno de 13 minutos para o tanque de 10OZ  (0 ponto)
Elétrico - Em torno de 6 minutos para a bateria de 5000Mah (-1 ponto)

Fator 4: Vibração
Glow - Média vibração devido ao alto RPM (0 ponto)
Gasolina - Alta vibração devido ao baixo RPM (-1 ponto)
Elétrico - Sem vibração a qualquer RPM (1 ponto)

Fator 5: Durabilidade do conjunto (Quando bem cuidado)
Glow - Em torno de 20 anos sem perda de potência (1 ponto)
Gasolina - Em torno de 15 anos sem perda de potência (1 ponto)
Elétrico - Deve ser trocada a bateria a cada 40 Carga. perda de potência a partir da décima carga e o motor a cada 50 vôos, devido ao desgaste dos rolamentos, que não são lubrificados (-1 ponto)
NOTA: Por melhor que seja a bateria, ela não dura muito... E se for exigida além das especificações, ela dura menos ainda... Os motores glow devem ter sua vela trocada a cada 30 vôos, e os motores gasolina devem ter a vela trocada a cada 50 vôos.

Fator 6: Confiabilidade em vôo (quando bem ajustado)
Glow - em torno de 80% confiável (0 ponto)
Gasolina - em torno de 90% confiável (1 ponto)
Elétrico - em torno de 70% confiável (-1 ponto)
NOTA: Os elétricos perdem muita confiabilidade pois falhas em ESCs e baterias são constantes (sem contar os servos para elétricos...)

Fator 7: Preço do Fonte de Energia
Glow – Aprox.R$80,00 o galão (0 ponto)
Gasolina – Aprox. R$20,00 o 1 galão e meio(1 ponto)
Elétrico - R$72,00  considerando o valor da bateria e a carga de bateria da mesma por 50 vôos – (Vida Útil) (0 ponto)
NOTA: Considerados 20 vôos

Fator 8: Sujeira após o vôo
Glow - Muita sujeira após o vôo (-1 ponto)
Gasolina - Quase nenhuma sujeira após o vôo (0 ponto)
Elétrico - Nenhuma sujeira aparente após o vôo (1 ponto)

Fator 9: Relação peso/potência
Glow - Mais leve para a sua potência (1 ponto)
Gasolina - Média relação de peso, poderia ser melhor (0 ponto)
Elétrico - Muito pesado para a sua pouca potência (-1 ponto)
(NOTA: Lembrando ainda que conforme os modelos à combustão queimam seu combustível, eles ficam  mais leves durante o vôo. Os  modelos elétricos, a carga da bareria vai abaixando e a potência diminuindo durante o vôo, enquanto o peso do conjunto continua o mesmo.

Fator 10: Ruido
Glow - Ruido aceitável para o seu tamanho (0 ponto)
Gasolina - De longe, o mais barulhento (-1 ponto)
Elétrico - Baixo ruido para o seu tamanho (1 ponto)
(NOTA: A vantagem do elétrico neste ponto termina justamente neste tamanho de motor, motores maiores produzem ruido equivalente a um glow, e se forem EDF's, geram ruido maior que o motor à gasolina proposto)

Fator 11: Regulagem
Glow - Regulagem simples, basta mexer +- em dois parafusos. (1 ponto)
Gasolina - Regulagem complexa, deve ser feita por aeromodelista experiente (-1 ponto)
Elétrico - Regulagem simples mas deve ser feita por aeromodelista experiente e usando equipamento específico (0 ponto)
NOTA: A Configuração dos Elétricos depende muito de fatores de programação de ESC.

Fator 12: Preço dos motores
NOTA: Valores abaixo são a média dos valores obtidos nas lojas em 6 de Setembro de 2011
Glow - O.S. 61 FX: R$700,00 (1 ponto)
Gasolina - RCGF 15CC: R$7000,00 (1 ponto)
Elétrico - SK-5055-580+ESC+BATERIA: R$900,00 (-1 ponto)
NOTA: Os preços dos motores à combustão foram obtidos em lojas, mas os preços dos produtos elétricos foram obtidos em Lojas. Atualmente as baterias são enviadas com frete especial e bem mais caro que o tradicional o que aumenta muito o valor da mesma., è de bom senso possuir de 3 a 5 baterias, para que se possa ter uma na carga, tres em espera e uma no avião.

Fator 13: Fator ecológico
Glow - Pouco poluente, mas não deixa rastros (1 ponto)
Gasolina - Poluente (0 ponto)
Elétrico - Pouco poluente (0 ponto)
NOTA: A bateria de LiPo é extremamente poluente, e a carga da bateria gera poluição indireta na produção de energia.

Fator 14: Segurança contra fogo
Glow – Aparentemente mão há casos relatados de fogo em aviões glow, mesmo depois de quedas graves (1 ponto)
Gasolina - Em raros casos relatados houve incêndio após quedas graves, devido a faiscas elétricas (0 ponto)
Elétrico - São inúmeros os relatos de incêndio ou explosão, tanto em vôo quanto em quedas (-1 ponto) , e até durante recarga de baterias LiPo.

Fator 15: Segurança no uso
Glow - Acidentes graves no manuseio do motor (0 ponto)
Gasolina - Acidentes graves no manuseio do motor (0 ponto)
Elétricos - Acidentes graves no manuseio do motor (0 ponto)
Eexplosões da bateria, assim como em incêndios (-1 ponto)
NOTA: è um item que sempre tenho alertado no meu Blog, quando vou a pista vejo muita gente lidando com equipamentos sem saber o que realmente é a segurança tanto em vôos como em solo firme. Já vis acidentes com certa gravidade , apesar de er alertado aos eromodelistas sempre

Fator 16: Tempo de abastecimento
Glow - Abastecido rapidamente (1min) com bomba manual de R$50,00 (1 ponto)
Gasolina - Abastecido rapidamente (2min) com bomba manual de R$50,00 (1 ponto)
Elétrico - Regarga de 20min a 30min para carregar, usando um carregador de R$350,00 (-1 ponto)

Totais:
Glow: 9 pontos
Gasolina: 3 pontos
Elétrico: -8 pontos

Está é a minha avaliação.
E por isso muita gente está migrando do Elétrico para o Glow, e a Gasolina também.

A grande força dos Elétricos realmente foi despertar para nascer um Aeromodelista, pois com equipamentos bem básicos que vem da china, todo mundo se acha no direito de ser piloto de aeromodelo, mas a a coisa não é bem assim.... Os equipamentos básicos tem muitas restrições técnicas e de vôo, daí o que realmente se interessam procuram equipamentos melhores e acabam comprando um glow .40 ou .60, alguns se arriscam mais e passam para os a Gasolina acima de .60 (Relativo Glow)

Um comentário:

  1. Gostaria de ajuda para um projeto de um drone, este material teria que conter formulas para calculo de empuxo, motores e hélices,....etc,....obrigado

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